Autoconhecimento

Mas a final, quem sou eu?

Parece uma pergunta muito simples e fácil de ser respondida, no entanto a grande maioria das pessoas não tem essa resposta de forma clara. É comum vermos uma disparidade entre quem acredito ser, quem gostaria de ser, e quem realmente sou.

O autoconhecimento é o ponto de partida para compreensão da nossa essência. Estou feliz sendo o que penso ser? Minhas escolhas e atitudes correspondem ao que realmente gostaria de vivenciar?

Pois é, quando entendemos a nossa essência, nossa missão, o que nos move e o porquê de agirmos de forma contraditória a tudo isso, temos insumos para redirecionar nossos esforços em busca do verdadeiro EU.

Como é bom podermos ser nós mesmos, é libertador!

E quando a angústia que toma conta de nossos dias é compreendida pela nossa dificuldade em aceitar a nós mesmos ou as nossas escolhas?

O Autoconhecimento é uma ferramenta que impulsiona o nosso desenvolvimento pessoal e consequentemente profissional, trazendo clareza da pessoa que nos tornamos ao longo da vida, e muito mais importe que apenas compreender e aceitar tudo isso é, poder escolher de forma consciente o que queremos ser, o que buscamos de fato experienciar.

Muito além de compreender as nossas emoções e atitudes, é conhecer a nossa essência e nosso verdadeiro propósito de vida, que nos move a um lindo e profundo processo de transformação interior, onde nos tornamos protagonistas da nossa vida!

Os terapeutas do Instituto Elaborar estão a postos para guia-lo nessa incrível jornada da busca interior.

Autoestima

Autoestima é conhecida pela avaliação e reconhecimento que o indivíduo faz de seu próprio valor. A pessoa que conhece seus valores e de fato os valoriza, possui uma boa autoestima.

Não tem como falar em autoestima sem mencionar a autoconfiança. O indivíduo com elevada autoestima adota uma postura de autoconfiança, demonstrando claramente seu valor. Autoestima é uma qualidade muito importante, que nem todos os indivíduos conseguem se apropriar e se posicionar com o devido valor.

A falta do autoconhecimento pode levar o indivíduo à baixa autoestima, pelo fato de não conseguir se compreender, se visualizar de forma positiva e em muitos casos, de não conseguir se aceitar.

O indivíduo com baixa autoestima costuma se fechar e se limitar ao seu mundo interior, evitando exposição e críticas que não saberá lidar, pois não conhece seu valor e sua capacidade. As situações costumam onerar todas as frentes da vida desse indivíduo, pessoal e profissional.

Sinais claros de baixa autoestima são os sentimentos de incapacidade, insegurança, impotência e tristeza constante. Muita atenção aos sinais, sua baixa autoestima pode te levar a um quadro depressivo ampliando as dificuldades.

Procure ajuda, não acredite que é normal ser assim porque sempre foi assim!

Todos nós temos qualidades e pontos a serem desenvolvidos. E nada como saber usar as suas habilidades e qualidades a seu favor, até mesmo para criar rotas saudáveis para os pontos que precisam ser desenvolvidos.

Quando você permite se conhecer, se compreender e se valorizar, os pontos antes vistos por você como “defeitos”, podem não fazer mais sentido!

Com o objetivo de trazer a você uma experiência de vida emocional saudável, o Instituto Elaborar conta com profissionais especializados para facilitar o seu processo de autodesenvolvimento e autovalorização. Estamos aqui para ajudá-lo.

Agende sua
Sessão Conosco!

Default Text

Agende sua
Sessão Conosco!