Traumas

Os traumas ocorrem em função de experiências e eventos intensos, percebidos de maneira negativa pelo indivíduo, podendo impactar a vida de forma significativa, provocando alterações das emoções e comportamentos da pessoa em seu cotidiano.

Os casos mais comuns de traumas se dão através de eventos associados à perda de entes queridos, separação conjugal, violência sexual, assédio moral, acidentes, situações de estresse muito intenso até mesmo no trabalho.

Quando a superação dessa vivência traumática não ocorre de forma natural, ocasionando um trauma, e pode afetar a saúde emocional e física do indivíduo, podendo levá-lo a crises de pânico, depressão, insônia, medo, entre tantas outras sensações.

Um trauma pode ser entendido como uma marca profunda na mente. Toda vez que a pessoa se depara com situações similares às ocorridas no evento traumático, resgata toda lembrança do evento e sua carga emocional.

A angústia gerada pelas lembranças desse evento traz à tona as emoções associadas ao evento vivido no passado, gerando desconforto, dor, medo, incerteza, e até mesmo o sentimento de incapacidade para lidar com essas sensações.

Elaborar corretamente os traumas para um novo presente, mais estável e saudável. Estamos aqui para facilitar esse processo terapêutico e ressignificar seu relacionamento com a vida de forma harmônica.

Perdas e Lutos

A perda de um objeto de amor traz uma dor imensurável ao indivíduo e para algumas pessoas, soa como uma perda de si mesmo.

A perda não está relacionada somente ao falecimento de pessoas queridas, mas também, toda e qualquer perda relacionada a objetos de amor, sonhos perdidos, término de relacionamentos, perda de emprego, status social, entre outras situações que nos fazem sentir a dor de uma ruptura inesperada e indesejada.

É a partir desses cenários que passamos a lidar com o processo do luto, uma emoção primária que se não for bem elaborada em nossa mente, pode evoluir a um quadro de melancolia, pânico e depressão.

Quando se fala em morte é ainda mais complicado, por ser um tabu em nossa sociedade. A não compreensão de que esses eventos são naturais e ocorrerão no decorrer de nossas vidas e até mesmo a falta de habilidade em lidar com cenários de perdas do nosso cotidiano, faz com que o indivíduo tenha mais dificuldades para elaborar um luto de fato.

Cada indivíduo tem uma maneira particular de percorrer por esse processo, aí que chamamos de elaboração e ressignificação da perda, podendo ser mais rápido ou mais demorado, com reações e emoções completamente distintas, podendo transitar entre a negação, a raiva, a negociação, a depressão, até a aceitação.

Aqui no Instituto Elaborar temos profissionais especializados para guiá-lo nessa jornada. Todas as fases do luto são conduzidas com muita empatia e compreensão dessa dor, visando o seu bem-estar, no seu tempo, até o momento que a compreensão de que podemos sim, seguir, podemos sim, caminhar e viver a vida de forma mais leve, irá aflorar em você.

Agende sua
Sessão Conosco!

Default Text

Agende sua
Sessão Conosco!