Angústia

Como explicar a angústia? Será um vazio infinito? Sensação de dor e tristeza profunda? Inquietação e mal-estar? Dor no peito e palpitações? Falta de ar? Pensamentos negativos? Choro e desespero?

Sim, a angústia é uma avalanche de sensações dolorosas, apresentando alterações emocionais e físicas. A angústia é uma sensação psicológica e é muito comum que esteja associada a quadros de depressão e outros problemas psíquicos.

Traumas relembrados, ansiedade e insegurança demasiada pelo futuro, são alguns dos gatilhos que desencadeiam a angústia e todas as sensações indesejáveis dessa doença, que de acordo com a psiquiatria moderna, é uma doença que pode contribuir para o desenvolvimento de outras doenças psicossomáticas.

Pessoas que sofrem de angústia podem apresentar medos de situações reais ou até mesmo imaginárias, se tornando mais difícil criar alternativas e soluções para problemas ou situações simples.

Diferente da ansiedade que é a apreensão exagerada sobre os medos do futuro, a angústia pode ser interpretada por sofrimentos relacionados ao presente, questionamentos das escolhas e até mesmo da própria existência.

O diagnóstico deve ser realizado por médico especializado, e o tratamento inclui terapia e/ou uso de medicamentos.

Sabemos o quanto a angústia e sensação de vazio, é desesperador. É muito difícil para a pessoa nesse estado lidar com tantas sensações de forma solitária, por isso, não se sinta só, estamos aqui para auxilia-lo e resgatar sua essência, com muita técnica e carinho, respeitando seu processo.

Converse conosco, nossos terapeutas estão à disposição.

Ansiedade

A ansiedade é estado emocional comum dos seres humanos, e é considerada uma reação natural do corpo em resposta a algum estímulo, e está aqui a importância de entender as particularidades de cada indivíduo para identificar os fatores que geram ansiedade para ele.

E em seu estado normal pode ser considerada positiva, de forma que o indivíduo tenha impulso para realizar seus sonhos e projetos. No entanto, se a ansiedade começar a apresentar sentimentos negativos intensos e até mesmo sintomas físicos e prejuízos cognitivos, essa ansiedade comum pode estar evoluindo para um quadro de transtorno.

Conhecido como transtorno de ansiedade, os sentimentos exagerados de preocupação e apreensão pertinentes a assuntos do futuro, podendo trazer prejuízos para o cotidiano. Quando essa preocupação é desproporcional ao problema ou situação de fato, é um alerta para procura de ajuda.

Transtornos de ansiedade podem vir acompanhados de crises de pânico e outros transtornos, como o estresse por exemplo.

O diagnóstico do transtorno de ansiedade deve ser realizado por médico especializado e o tratamento inclui terapia e/ou uso de medicamentos.

O Instituto Elaborar conta com uma equipe de terapeutas preparados para auxiliar você nessa jornada de forma humana, visando o seu bem-estar.

Entre em contato conosco e agende sua sessão.

Pânico

A síndrome ou transtorno do pânico é um transtorno de ansiedade caracterizado por crises inesperadas de desespero, ansiedade aguda, e a sensação de que vai perder o controle da própria vida.

As crises de pânico são acompanhadas de sintomas emocionais perturbadores e sintomas físicos, como, taquicardia, sudorese, falta de ar, até mesmo diarreia, vômitos e vertigens. Muitos sintomas do pânico podem ser confundidos por sinais de infarto.

Em decorrência de crises de pânico, é muito comum que o indivíduo evolua para quadros depressivos ou até mesmo recorra para consumo de bebidas e drogas buscando alívio dos sintomas.

O diagnóstico do transtorno do pânico deve ser realizado por médico especializado e o tratamento inclui terapia e/ou uso de medicamentos.

Estamos aqui para ajudá-lo. Conte com os terapeutas do Instituto Elaborar para conduzi-lo nesse processo de forma tranquila e saudável, respeitando sempre o seu tempo.

Depressão

A depressão é uma doença psiquiátrica e como qualquer outra doença não deve ser minimizada. Se você está se sentindo apático, com tristeza profunda sem motivos aparentes, desanimado a ponto de não ver mais graça em viver, busque ajuda especializada.

Essa doença acomete pessoas de todas as faixas etárias (crianças, adolescentes, adultos e idosos) e também apresenta intensidades distintas, como: leves, moderadas e graves.

Importante mencionar que um momento de tristeza sempre pode acontecer, por circunstâncias naturais da vida, do dia-dia, e então o indivíduo busca alternativas para superar essas adversidades.

Quando isso não ocorre, e essa tristeza se torna cada vez maior, e o indivíduo perde até o prazer de fazer e realizar atividades que sempre trouxeram bem-estar. Já são sinais claros para procurar por ajuda.

O médico especialista deve ser consultado para diagnóstico e recomendação de tratamentos, incluindo uso de medicamentos se for o caso. Os processos terapêuticos apresentam ótimas respostas de evolução para esses quadros.

Sabemos o quanto é difícil navegar por esse mar da depressão, uma doença tão incapacitante. Não esteja sozinho nesse processo, os terapeutas do Instituto Elaborar irão te acolher com muita técnica, mas acima de tudo, empatia e carinho.

Transtorno Bipolar

O transtorno Bipolar é considerado um distúrbio psiquiátrico que pertence ao grupo das síndromes maníacas, é uma doença caracterizada por variações acentuadas de humor e crises que transitam, principalmente, entre depressão e euforia.

Os episódios depressivos costumam ser marcados por falta de vontade do indivíduo para realizar atividades primárias do dia-a-dia, desânimo, tristeza e até pensamentos suicidas.

Por outro lado, os episódios de euforia, são caracterizados por excesso de energia, otimismo, até mesmo ausência de contato com realidade, podendo levar o indivíduo a tomar atitudes impulsivas, se arrependendo depois. Essas crises podem durar dias ou meses, é relativo de paciente para paciente.

O diagnóstico do transtorno bipolar é clinico, realizado por médico especialista e pode levar muitos anos para ser concluído, por conta da similaridade com outros transtornos, como ansiedade, pânico e a depressão.

É considerada uma doença complexa, pois, é acompanhada de alto índice de suicídio dentre os pacientes com esse diagnóstico.

Além da utilização de medicamentos para auxiliar na estabilização dos sintomas, a terapia é um recurso fundamental no tratamento da bipolaridade por apresentar aos pacientes, ferramentas, alternativas e suporte para superar as dificuldades e limitações impostas pela doença.

Muitas pessoas ainda não se permitiram vivenciar as vantagens de um tratamento terapêutico. Cuide de você, não somente de sua saúde física, mas também, da sua saúde emocional também.

Nós, terapeutas do Instituto Elaborar, estamos aqui para ajudá-lo a superar as barreiras do medo e do preconceito, através da transparência e do respeito à sua dor. Conte conosco!

Transtorno de Personalidade Borderline

As pessoas confundem facilmente o transtorno Borderline com o transtorno Bipolar, pois ambas apresentarem alterações repentinas de humor.

No entanto, as diferenças são significativas. Uma pessoa que sofre de síndrome de Borderline ou Transtorno de Personalidade Borderline, é caracterizada também pelo medo excessivo do abandono, comportamentos impulsivos, descontrole e sentimento crônico de vazio. Diferente de um Transtorno Bipolar que apresenta instabilidades de humor menos frequentes e menos agudas, o Borderline vai do céu ao inferno em fração de minutos.

Também conhecido como transtorno de personalidade limítrofe, os indivíduos que sofrem desse transtorno habitualmente apresentam reações infantis ao se relacionarem com pessoas e até mesmo com as próprias emoções. São pessoas com baixa tolerância à frustração, podendo perder o controle de suas emoções com facilidade.

São os típicos “tudo ou nada”, apresentam sentimentos de amor e ódio em questão de instantes. Além da instabilidade emocional, que pode ser comparada a um carrossel, essa síndrome é considerada uma das mais lesivas ao indivíduo, pela dificuldade em controlar os impulsos, quadros de agressividade, mutilação e em casos extremos, o suicídio.

O diagnóstico deve ser feito por um médico especialista e o tratamento pode ser composto por medicamentos e fundamentalmente, a psicoterapia.

Venha conhecer o Instituto Elaborar. Nossos tratamentos são realizados por terapeutas qualificados e preparados para atuar nas causas dessas dores emocionais, buscando as melhores ferramentas para entendimento e reelaboração desses estados, trazendo bem-estar emocional, além de uma vida mais leve saudável.

Conte conosco!

Agende sua
Sessão Conosco!

Default Text

Agende sua
Sessão Conosco!